Nossas pesquisas

Dissertação de mestrado

Allan Corral Anjos

Efeito do Fogo Sobre a Diversidade Funcional de Aves do Ecótono Cerrado – Pantanal. Início: 2021. Dissertação (Mestrado em Ecologia e Conservação) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador: Danilo Bandini Ribeiro / Coorientador: Rudi Ricardo Laps).

Alexandre Guillon Valdez Monteiro

Estruturas subterrâneas gemíferas como estratégia adaptativa das plantas ao alagamento e ao fogo no Pantanal. Início: 2022. Dissertação (Mestrado em Biologia Vegetal) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. (Orientadora: Edna Scremin-Dias).

Anahi Cerzósimo de Souza Escobar

Influência da época de queimada e da inundação na flamabilidade de plantas no Pantanal, MS. Início: 2022. Dissertação (Mestrado em Ecologia e Conservação) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Fundação de Apoio e Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do MS. (Orientador: Geraldo Alves Damasceno Junior).

Danielson da Costa Lima

Efeito do fogo em redes de interação plantas-visitantes florais no Pantanal. Início: 2022. Dissertação (Mestrado em Recursos Naturais) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientadora: Camila Aoki / Coorientadores: Maria Rosângela Sigrist e Rogério Rodrigues Faria).

Gabriel Pesqueira da Luz

Influência do fogo e da inundação sobre uma invasão de Leucaena leucocephala (Lam.) de Wit no Pantanal. Início: 2021. Dissertação (Mestrado profissional em Biologia Vegetal) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientadora: Letícia Couto Garcia).

Geraldo Augusto da Silva

Dinâmica de uso e conservação das espécies nativas do cerrado no assentamento Nazareth em Sidrolândia, Mato Grosso do Sul. Início: 2020. Dissertação (Mestrado em Biologia Vegetal) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. (Orientador: Geraldo Alves Damasceno Junior).

Luan Hernandes Pinho Nogueira

Estudo taxonômico de Mimosa L. do Pantanal Sul. Início: 2021. Dissertação (Mestrado em Biologia Vegetal) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. (Orientadora: Angela Lucia Bagnatori Sartori).

João Emilio de Almeida Junior

Ocupação e uso do hábitat pelo jacaré-paguá (Paleosuchus palpebrosus) no Parque Estadual das Nascentes do Rio Taquari. Início: 2023. Dissertação (Mestrado em Ecologia e Conservação) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador: Diego Jose Santana Silva).

Kariny Goes Leandro Gomes  

Importância das plantas de áreas úmidas na manutenção de visitantes florais. Início: 2020. Dissertação (Mestrado em Biologia Vegetal) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. (Orientador: Arnildo Pott / Coorientador: Rogério Rodrigues Faria).

Maicon Velasco de Melo

Eficiência da abelha exótica Apis mellifera na polinização de plantas do Pantanal. Início: 2021. Dissertação (Mestrado profissional em Recursos Naturais) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. (Orientadora: Camila Aoki).

Magno Sá Souza

Efeito do fogo e inundação na carga polínica de visitantes florais no Pantanal Sul. Início: 2022. Dissertação (Mestrado em Recursos Naturais) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. (Coorientador: Rogério Rodrigues Faria).

Miguel Lucas Machado Silva

Fenologia do pau-santo, Gonopterodendron sarmientoi (Zygophyllaceae), uma espécie Chaquenha de interesse cultural indígena. Início: 2022. Dissertação (Mestrado em Biologia Vegetal) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientadora: Letícia Couto Garcia).

Pablo Pinheiro Dutra

Efeito de incêndios e inundações na dinâmica de manchas de arroz selvagem no Pantanal. Início: 2021. Dissertação (Mestrado em Ecologia e Conservação) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador: Geraldo Alves Damasceno Junior).

Pedro Isaac Vanderlei de Souza

Canjiqueirais dos Pantanais de Miranda e Abobral: o conhecimento popular e os efeitos do fogo e inundação. Início: 2022. Dissertação (Mestrado em Biologia Vegetal) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. (Orientador: Geraldo Alves Damasceno Junior).

Rafaela Aparecida Mariano Fernandes

Efeitos do fogo na assembleia de borboletas frugívoras no Pantanal. Início: 2020. Dissertação (Mestrado em Ecologia e Conservação) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador: Danilo Bandini Ribeiro).

Rafael Nunes de Souza

Ictiofauna de baías sob influência do fogo no Pantanal de Corumbá, Mato Grosso do Sul. Início: 2022. Dissertação (Mestrado profissional em Biologia Animal) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. (Orientador: Fernando Rogério de Carvalho).

Sean Keuroghlian-Eaton

Does white-lipped peccary ecosystem engineering promote frog and habitat diversity in Brazil Cerrado and Atlantic Forests?. Início: 2023. Dissertação (Mestrado em Biodiversidade) – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador: Diego Jose Santana Silva).

 

Tese de doutorado

Alexandre de Matos Martins Pereira

Subsídios ao manejo integrado do fogo na maior planície tropical alagável do mundo.. Início: 2021. Tese (Doutorado em Ecologia e Conservação) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. (Orientador: Geraldo Alves Damasceno Junior).

Allan Henrique de Almeida Souza

Efeito do fogo e da inundação sobre a diversidade funcional, filogenética e regeneração das comunidades arbóreas em uma região de transição entre campo inundável e floresta. Início: 2020. Tese (Doutorado em Ecologia e Conservação) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador: Geraldo Alves Damasceno Junior).

Andreia de Carvalho Santos

Efeitos do fogo e da inundação sobre assembleias de borboletas do Pantanal sul-mato-grossense. Início: 2020. Tese (Doutorado em Ecologia e Conservação) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. (Orientador: Danilo Bandini Ribeiro).

Bruno Arguelho Arrua

Efeitos do fogo e da inundação sobre fauna de aranhas no ecótono Cerrado-Pantanal. Início: 2019. Tese (Doutorado em Ecologia e Conservação) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador: Danilo Bandini Ribeiro).

Bruno Henrique dos Santos Ferreira

Ecologia da intervenção pelo uso do fogo com fins de restauração da disponibilização de flores e frutos para a fauna em ambientes inundáveis em Terra Indígena. Início: 2019. Tese (Doutorado em Ecologia e Conservação) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientadora: Leticia Couto Garcia).

Camila Sório Siqueira

Exploração racional da biodiversidade Brasileira para identificação de novas matérias primas renováveis ricas em proantocianidinas. Início: 2023. Tese (Doutorado em BIOTECNOLOGIA) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador: Carlos Alexandre Carollo).

Daniel Guerra Franco

A relação planta-polinizador-microbioma: estudo integrativo de Ficus carautana, uma espécie endêmica do Pantanal. Início: 2021. Tese (Doutorado em Ecologia e Conservação) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. (Orientadora: Aline Pedroso Lorenz).

Fábio Padilha Bolzan

Serviços Ecossistêmicos na Bacia do Alto Paraguai. Início: 2019. Tese (Doutorado em Ecologia e Conservação) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador: Fabio de Oliveira Roque).

Felipe Luis Gomes Borges

Manejo adaptativo de Leucaena leucocephala (Lam.) de Wit. em infraestruturas verde-azul: padrões de ocorrência e estratégia de intervenção ecológica. Início: 2021. Tese (Doutorado em Ecologia e Conservação) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. (Orientadora: Letícia Couto Garcia).

Juan Fernando Cuestas Carillo

Parental care in Leptodactylus podicipinus (Anura: Leptodactylidae): Communication and mating system. Início: 2023. Tese (Doutorado em Ecologia e Conservação) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador: Diego Jose Santana Silva).

Letícia Koutchin dos Reis

Recuperação de áreas degradadas por voçorocas na região do Alto Taquari, Mato Grosso do Sul. Início: 2020. Tese (Doutorado em Ecologia e Conservação) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientadora: Leticia Couto Garcia).

Márcia Marrie Pinheiro Müller

Padrões biogeográficos em três espécies de cágados com distintas associações hidrográficas na América do Sul. Início: 2020. Tese (Doutorado em Biodiversidade) – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador: Diego Jose Santana Silva).

Maxwell da Rosa Oliveira

Interações entre vegetação, fogo e inundação nos campos sazonalmente inundáveis do bioma Pantanal. Início: 2021. Tese (Doutorado em Biologia Vegetal) – Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador: Geraldo Alves Damasceno Junior).

Paula Isla Martins

Planejamento espacial e econômico da intervenção pós-fogo no Pantanal. Início: 2021. Tese (Doutorado em Ecologia e Conservação) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Fundação de Apoio e Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do MS. (Orientadora: Letícia Couto Garcia / Coorientadora: Renata Libonati dos Santos).

Vivian Akemi Nakamura

Efeitos do fogo sobre as comunidades de polinizadores e suas interações com as plantas no Pantanal sul-mato-grossense. Início: 2021. Tese (Doutorado em Ecologia e Conservação) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. (Orientadora: Andréa Cardoso de Araujo).

Vivian Ayumi Fujizawa Nacagava 

Efeitos do fogo e da inundação na comunidade de formigas (Hymenoptera: Formcidae) na Terra Indígena Kadiwéu. Início: 2019. Tese (Doutorado em Ecologia e Conservação) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. (Orientador: Danilo Bandini Ribeiro).

 

Pós-doutorado

César Claudio Cáceres Encina

Início: 2022. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Fundo Brasileiro para a Biodiversidade. Supervisão da professora Leticia Couto Garcia.

Francielli Bao

Início: 2022. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Fundação de Apoio e Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do MS. Supervisão do professor Geraldo Alves Damasceno Junior.

Hugo Cabral

Início: 2023. Universidade Estadual Paulista, Programa Nacional de Becas Don Carlos Antonio López. Supervisão do professor Diego José Santana Silva.

Priscila Santos Carvalho

Início: 2023. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Fundação de Apoio e Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do MS. Supervisão do professor Diego José Santana Silva.

Rosa Helena da Silva

Início: 2020. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Supervisão do professor Geraldo Alves Damasceno Junior.

Sarah Mângia

Início: 2023. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Supervisão do professor Diego José Santana Silva.

 

Trabalho de conclusão de curso de graduação

Debora Vilalba Rodrigues

Estudos em Sistemas Subterrâneos de plantas em campos alagáveis do Pantanal. Início: 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. (Orientadora: Edna Scremin-Dias).

Eduarda Silveira Poquiviqui 

Gestão ambiental em aldeias urbanas de Campo Grande (MS). Início: 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. (Orientador: Rudi Ricardo Laps).

 

Iniciação científica

João Gabriel Rocci Freitas Leal

As estruturas subterrâneas em plantas herbáceas e lenhosas refletem adaptações ao alagamento e ao fogo em campos alagáveis do Pantanal?. Início: 2022. Iniciação científica (Graduando em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. (Orientadora: Edna Scremin-Dias).

Lislainy da Silva Santos

Traços funcionais e estrutura anatômica da casca de Tabebuia aurea (Silva Manso) Benth & Hook ex S. Moore (Bignoniaceae) em diferentes níveis de alagamento e submetidas ao fogo prescrito. Início: 2022. Iniciação científica (Graduando em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. (Orientadora: Edna Scremin-Dias).