Quem somos

  • PELD

Programa de Pesquisas Ecológicas de Longa Duração (PELD) é uma rede nacional de pesquisa científica no tema de Ecologia de Ecossistemas, promovido pelo Governo Federal e dividido em sítios de pesquisa em diversos biomas do Brasil. Clique aqui e saiba mais. 

  • NEFAU

Núcleo de Estudos do Fogo em Áreas Úmidas (NEFAU) surgiu na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e é um dos sítios de pesquisa brasileiros que executa o PELD no bioma Pantanal. Possui como principais objetivos compreender como o fogo e a inundação podem, a longo prazo, determinar a estruturação dos ambientes nas áreas inundáveis do Pantanal. O sítio está estabelecido em áreas que apresentaram as maiores frequências de eventos de fogo nos últimos 20 anos no Pantanal.

Além de serem áreas com alta frequência de fogo, parte das áreas escolhidas estão sujeitas a períodos de inundação que vão de um a quatro meses por ano. Como o Pantanal é composto principalmente por áreas privadas, os estudos estão sendo conduzidos em propriedades cujos donos tem interesse em utilizar a vegetação nativa como pasto para o gado e também utilizar o fogo como forma de manejo dessas áreas.

Nessas áreas, foram estabelecidas 32 parcelas em 8 blocos de quatro parcelas, sendo quatro blocos em áreas com inundação de 1 a 2 meses por ano e quatro blocos em áreas com inundação de 3 a 5 meses por ano. Nas parcelas, a equipe do NEFAU, em parceria com brigadistas do Prevfogo/Ibama e do Corpo de Bombeiros, testa qual em época do ano a realização de queima para manejo traz melhor qualidade de pasto para o gado e menor impacto para a biota. Além disso, essas mesmas parcelas serão utilizadas para verificar como esses mesmos fatores variam com diferentes intervalos anuais de queima.

As ações são sendo conduzidas em áreas de campos inundáveis das regiões do Pantanal do Miranda-Abobral e Pantanal do Paraguai. Essas áreas são caracterizadas por possuírem extensos campos sazonalmente inundáveis entremeados por capões, matas riparias ao longo dos rios e cursos d’água temporários e ainda formações monodominantes de Tabebuia aurea (Silva Manso) Benth. & Hook.f. ex S.Moore, Copernicia alba Morong, Byrsonima cydoniifolia A. Juss. e Vochysia divergens Pohl.

Os estudos também são conduzidos em algumas áreas onde se pretende apenas avaliar como as diferentes frequências de fogo ao longo dos últimos 20 anos pode afetar a biota. Nessas pesquisas, estamos estabelecendo parcelas permanentes em áreas de capões, para verificar as variações na estrutura da vegetação em áreas com diferentes históricos de queima.

As pesquisas acontecem em cerca de 11 fazendas parceiras, localizadas em regiões de influência do Parque Estadual do Pantanal do Rio Negro. A inserção social dos estudos é relativamente intensa, uma vez que estamos trabalhando em áreas utilizadas para produção com gado. Além das medições em campo, o NEFAU realiza entrevistas com os proprietários e funcionários das fazendas para verificar como o uso do fogo como instrumento de manejo funciona e qual a percepção dessas pessoas dos efeitos do fogo na biota Pantaneira. Da mesma forma, com comunidades tradicionais presentes nas áreas de estudo.

O PELD NEFAU visa também elaborar um sistema de suporte para manejo integrado de fogo nas unidades de conservação estaduais. Além disso, avaliar o efeito do fogo recorrente e da inundação na dinâmica da biota, da paisagem e dos serviços ecossistêmicos, para subsidiar o manejo sustentável no Pantanal associado à cultura local. Estão previstos as elaborações de planos de manejo integrado do fogo para o Parque Estadual do Pantanal do Rio Negro e para o Parque Estadual das Nascentes do Taquari, bem como prover o estado de Mato Grosso do Sul com instrumentos para regular e licenciar planos de manejo Integrado do fogo em propriedades rurais.